SOFIA

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

ANDRE

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

FILIPE

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

sábado, 25 de junho de 2011

DIA DE S.JOÃO NO PORTO

É pela primeira vez que neste blog vou falar da festa mais importante da minha CIDADE, e só o faço porque gostaria que os meus netos , um dia ao lerem este blog vissem  a diferença entre o ontem e o hoje.

Foi nesta cidade que nasci, que vivi e viverei e morrerei se DEUS assim o entender.

De facto, estas festas sanjoaninas são um espetáculo fantástico, só assistindo a elas é que se pode ter uma ideia da sua grandeza, pese embora seja dedicada a S.JOÃO , não me parece que tenha muito a ver com o Santo em si,

Trata-se de um acontecimento profano, que quanto a mim nos leva a definir este povo maravilhoso que habita nesta região nortenha, pela sua humildade, pelo seu caracter, pela generosidade, pelo seu trabalho e por fim pela sua maneira de estar na vida.

Por isso, encontrou um dia para por a sua disposição todas essas qualidades que os distingue dos demais.

Criou então os seus costumes, objetos, que se tornaram ao longo dos tempos sinónimo desse dia. Os alhos-porros, os martelinhos, os ramos de cidreira, que normalmente se passa pela cabeça das pessoas. E, também o celebre manjerico. Como se trata da passagem de uma noite também foi criado para o jantar e ceia uma  boa sardinha assada. As suas tasquinhas. Os bairros com os seus bailes, as cascatas, o fogo de artificio, os carroceis, as pistas de automóveis, as barracas das farturas, não esquecendo a configuração desta cidade inserida numa paisagem sem igual.

Desde pequeno que nesta época dos santos populares, fazia uma cascata, depois andava a pedir para comprar mais “ santinhos “.

Depois uns anos mais tarde quando tinha 15 anitos, nesse dia  pela volta das 2 da manha tomávamos café com leite e umas torradas, voltando depois para a folia e por volta das 7 da manha íamos para o rio tomar banho.

E importante dizer que vem muito forasteiro a esta festa, e lá para o fim da manhã ai estão os arruados como se lhe chamavam, cansados mas felizes pela noite que passaram em confraternização.

É sem sombra de dúvida uma festa fora do comum, é diferente é inimitável é nossa.









1 comentário:

amelia disse...

Bom dia. Sem dúvida que o época de S.João é das mais bonitas da cidade, quer pelo envolvimento das pessoas da cidade, As tradições que apesar de se irem alterando, vão sendo respeitados pelo menos parcialmente, quer pela estadia de quem vem de fora o S.João no Porto é incomparavél.
Bj.